Este post foi publicado no blog da Digital Labs, explicando o que é o Business Model Canvas, e você pode conferí-lo clicando aqui.


 

A ferramenta de planejamento mais utilizada aqui na Digital Labs para representar nossos produtos é o Business Model Canvas, e particularmente, é o modelo que mais gosto, o mais simples e prático, que traz uma resposta mais rápida sobre o contexto geral da empresa.

Basicamente, o Canvas se resume em um mapa visual do contexto da empresa dividido em nove diferentes blocos. A ideia é detalhar as operações para analisar se todas são possíveis de serem realizadas, permitindo uma análise e visualização do seu modelo de negócio e atuação no mercado. Quando visualizamos todos os passos, o que já foi feito, o que está sendo feito e o que deve ser feito e quais as ações que precisamos tomar para que elas se realizem fica mais fácil de compreender quais serão as possíveis dificuldades e analisar se o negócio é viável.

Canvas de Modelo de Negócio - Business Model Canvas

 

O quadro utilizado é esse da foto acima e pode ser desenhado por você ou impresso da internet, os tópicos são bem simples:

Como Preencher

  • Proposta de valor: O que você vai oferecer ao seu cliente que realmente agrega valor à ele?
  • Segmento de clientes: Qual é o público alvo da sua empresa? Qual o segmento desse público? ( Faixa etária, gênero, região, etc)
  • Canais: Como o cliente compra e recebe o produto que solicitou? Quais serão os canais utilizados para viabilizar esse processo?
  • Relacionamento com os clientes: De que maneira sua empresa se relacionará com os clientes? Quais serão os meios utilizados?
  • Atividade chave: Quais são as atividades essenciais para que a empresa consiga entregar o que promete?
  • Recursos principais: Quais são os recursos necessários para realizar a atividade chave?
  • Fonte de receita: Qual será a maneira que sua empresa irá obter receita? (Através da proposta de valor que promete entregar)
  • Estrutura de custos: Quais serão os principais custos necessários para a abertura da empresa? (Colaboradores, servidores, marketing, estrutura física, etc)

Dica de ouro:

Para preencher os blocos utilize post-it coloridos, assim fica mais fácil de visualizar e diferenciar se há mais de um produto, se há diferentes segmentos de clientes ou qualquer outra divisão dentro do negócio. Lembrando sempre que a ideia principal da ferramenta Canvas é de simplificar um planejamento, então seja breve com respostas claras e diretas! Aconselhamos também pregar seu Canvas na parede em um lugar bem visível, para que você olhe para ele todos os dias e análise se não está faltando mais nada.

O propósito dessa ferramenta é tirar a ideia da cabeça e colocá-la no papel, acelerando o processo de estruturação do negócio de maneira organizada e planejada. Os objetivos e as estratégias de uma empresa devem estar alinhados de forma a permitir que ela atravesse eventuais dificuldades e contorne as situações que possam comprometer o seu sucesso.

O modelo Canvas surgiu para simplificar o processo, mas isso não significa que ele seja simples, na verdade, é bem trabalhoso pensar em todos os detalhes antes de ter o negócio funcionando, mas acredite, ao estar preparado dessa maneira a chance de se obter sucesso é muito maior! Muitos empresários abrem as portas sem antes responder nenhuma dessas perguntas…

Quando a ideia surge inicialmente, tudo parece perfeito, parece que encontramos a solução perfeita para o nosso cliente! Mas quando colocamos no papel a realidade muda, muitas vezes precisamos mudar nossa visão e adaptar as estratégias ao cenário real. Então empreendedor, acredite em você, não tenha medo de errar, não desista dos seus sonhos, utilize o Canvas para testar tudo o que for necessário, refaça seu plano, mude de tática, se adapte e torne seu negócio real!

(Caso você prefira preencher seu Canvas online, segue um modelo que indicamos para utilização:  http://bzz.ms/1Hiq)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *